Algoritmos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Analisar problemas e projetar, validar soluções computacionais para os mesmos, através do uso de metodologias, técnicas e ferramentas de programação envolvendo elementos básicos da construção de algoritmos e programas de computador.
Ementa: Método para desenvolvimento de algoritmos, modularidade e abstração. Tipos de dados básicos e representações gráficas dos principais comandos em uma linguagem procedural. Expressões aritméticas, lógicas e literais. Estruturas básicas de programas (sequência, iteração, seleção simples e múltipla). Algoritmos para manipulação de estruturas básicas.
Bibliografia Básica:
ARAUJO, E C. DE. Algoritmos – Fundamento e Prática. Visual Books, 2007.
ASCENCIO, A. F. G, CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, Pascal e C/C++ e Java. São Paulo: Longman, 2007.
FORBELLONE, L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
Bibliografia Complementar:
DOWNEY, A., ELKNER, J., MEYERS, C. Como Pensar como um Cientista da Computação, GNU free documentation Licence.
DOWNEY, A. Think Python. GNU free documentation License, 2008.
FEOFILOFF, P. Algoritmos em Linguagem C. São Paulo: Campus, 2009.
Comunicação e Expressão
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Bibliografia Básica:
CINTRA, Lindley, CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionario Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009.
MARTINS, D S; ZILBERKNOP, L S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. SP: Summus, 2003.
Fundamentos de TI
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender os conceitos da tecnologia da informação, seus componentes principais e aplicações, sob uma perspectiva histórica e tecnológica.
Ementa: Caracterização e histórico da computação e dos sistemas automatizados de informação. Conceitos de Software, Hardware e Peopleware. A Sociedade da Informação e os impactos nas organizações. Organização de dados, informações e conhecimentos. Fundamentos de Arquitetura de computadores. Tendências da área de TI.
Bibliografia Básica:
BENTES, Amaury. TI Update – A Tecnologia da Informação nas Grandes Empresas. Brasport, 2008.
MARÇULA, M., FILHO, P. A. B. Informática: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Érica, 2005.
REZENDE, Denis Alcides e ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. SP: Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
TURBAN, E.; POTTER, R. Administração de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
Inglês I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Apresentar-se, dar informações pessoais e profissionais; entender números em contextos diversos; fazer perguntas simples e responder sobre vida cotidiana e comunicação empresarial, tais como escrita de e-mails e atender uma ligação telefônica; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
Matemática Discreta
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Teoria dos conjuntos. Relações e Funções. Matrizes e Determinantes. Álgebra Linear. Lógica Proposicional. Tabelas Verdade. Equivalências Lógicas (Leis de Morgan). Teoria dos Números.
Bibliografia Básica:
GARCIA LOPEZ, J; TOSCANI, L V; MENEZES, P B. Aprendendo Matemática Discreta com Exercícios. Col. Livros Didáticos Informática UFRGS, V.19. Bookman, 2009.
MENEZES, P B. Matemática Discreta para Computação e Informática. Col. Livros Didáticos, V.16. Bookman, 2008.
SCHEINERMAN, E.R., Matemática Discreta: Uma Introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Bibliografia Complementar:
IEZZI, G., MURAKAMI, C. Fundamentos da matemática elementar. Vol. 1- Conjuntos, funções. 8ª ed. São Paulo: Atual. 2004.
SULLIVAN, Michael; MIZRAHI, Abe. Matemática Finita – Uma abordagem aplicada. LTC Editora, 2006.
Processos Gerenciais
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os principais movimentos e teorias da administração e os atuais processos administrativos. Definir as funções organizacionais e suas principais características. Compreender o desenvolvimento de uma estrutura organizacional.
Ementa: Teorias e movimentos da administração. Conceitos e métodos administrativos. A empresa e os atuais sistemas administrativos. A estrutura organizacional e suas funções. Relacionamento interdepartamental. Processos Gerenciais. Apoio da Tecnologia da Informação aos processos gerenciais.
Bibliografia Básica:
CAULLIRAUX, H; CLEMENTE, R.; PAIM, R. Gestão de Processos. Porto Alegre: Bookman, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação
BENTES, Amaury. TI Update – A Tecnologia da Informação nas Grandes Empresas. Brasport, 2008.
CHIAVENATO, I. Administração. São Paulo: Campus, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2007.
Atividades Acadêmico Científico Culturais I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir 80 (oitenta) horas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.
Gestão de Sistemas Operacionais
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os conceitos e funcionalidades dos Sistemas Operacionais possibilitando instalar, configurar, utilizar e avaliar os sistemas de uso corrente no mercado.
Ementa: Sistema Operacional: Evolução histórica. Estrutura dos Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Gerência de Processos. Sincronização de Processos Concorrentes. Gerenciamento de Memória. Memória Virtual. Gerência de Dispositivos. Apresentação e utilização dos sistemas operacionais proprietários e não proprietários. Instalação e configuração de SO. Interoperabilidade de Sistemas. Virtualização. Estudo Comparativo de Sistemas Operacionais.
Bibliografia Básica:
OLIVEIRA, R. S. de; CARISSIMI, A. da S.; TOSCANI, S. S. Sistemas Operacionais. Série Livros Didáticos. Bookman, 2008.
SILBERSCHATZ, A. Sistemas Operacionais com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
TANENBAUM, A. S. Sistemas Operacionais Modernos. São Paulo: Prentice Hall (Pearson), 2007.
Inglês II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro; dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial); usar números em contextos de compras; fazer comparações; fazer agendamentos; lidar com problemas e negociar soluções; pedir e dar permissão; agendar e gerenciar compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Education do Brasil, 2008.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. SP: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
Laboratório de Hardware
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Identificar componentes, realizar montagem e manutenção de computadores por meio de ferramentas de diagnóstico apropriadas.
Ementa: Montagem, manutenção e configuração de hardware e dispositivos de entrada e saída: identificação dos componentes para montar um computador, compatibilidade, detalhes sobre as especificações de cada componente, identificação e correção de problemas, substituição de componentes, upgrades, configuração (Setup/BIOS). Utilização de softwares e ferramentas para testar o hardware. Manutenção preventiva de hardware, limpeza periódica nos componentes, compra e controle de componentes, equipamentos de reserva.
Bibliografia Básica:
BITTENCOURT, Rodrigo Amorim. Montagem de Computadores e Hardware. São Paulo: Brasport, 2009.
WEBER, Raul Fernando. Arquitetura de Computadores Pessoais. Serie Livros Didáticos 6. Bookman, 2008.
Bibliografia Complementar:
MORIMOTO, Carlos E. Hardware: o guia definitivo. São Paulo: Sulina, 2007.
VASCONCELOS, Laércio. Hardware na Prática. São Paulo: Laércio Vasconcellos, 2007.
Linguagens de Programação
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os paradigmas de linguagens de programação, avaliar as linguagens de programação e implementar algoritmos em uma linguagem escolhida.
Ementa: Conceitos básicos de Linguagens de Programação. Visão geral de linguagens. Paradigmas de Linguagens de Programação. Conceitos de linguagens procedurais e de linguagens orientadas a objetos. Valores e tipos de dados. Variáveis e constantes. Expressões e comandos. Tratamento de erros (exceções). Entrada e saída de dados. Estruturas Lógicas (decisão, repetição e seleção). Avaliação de linguagens. Utilização de uma linguagem de programação de uso corrente no mercado.
Bibliografia Básica:
ASCENCIO, A. F. G, CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, Pascal e C/C++ e Java. 2 ed. São Paulo: Longman, 2007.
SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça Java. São Paulo: Alta books, 2007.
Bibliografia Complementar:
FRIEDMAN, D.; Wand, M.; Haynes, C. Fundamentos de linguagem de Programação. São Paulo: Berkeley, 2001.
SEBESTA, R. W. Conceitos de Linguagem de Programação. Porto Alegre: Bookman, 2003.
SILVA, F. S. C. da; MELO, A. C. Princípios de Linguagens de Programação. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.
Matemática Financeira
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas. Desenvolver trabalhos integrados com as disciplinas de sistemas de informação e informática, exemplo: uso das funções de Solver em planilhas.
Ementa: Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.
Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. 2008.
FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. São Paulo: Saraiva, 2009.
HUMMEL, Paulo Roberto Vampre, PILÃO, Nivaldo Elias. Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.
Bibliografia Complementar:
ADEMAR CAMPOS FILHO, Matemática Financeira, 1 ed., São Paulo, Atlas, 2000, 180 p.
DI AUGUSTINI, Carlos Alberto e ZELMANOVITS, Nei. Matemática Aplicada a Gestão de Negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MENDONÇA, Luis G. et. al. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
MISSAGIA, Luiz. e VELTER, Francisco. Aprendendo Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Impetus Elsevier, 2006.
PUCCINI, A. L. Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2003.
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 2007.
NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. (CEBA). Matemática Comercial e Financeira. Ciência Moderna, 2010.
MAYO, REBERT B. Finanças Básicas. Cengage, 2009.
Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia; Tipos de Conhecimento; Método e Técnica; O Processo de Leitura e de Análise Textual; Citações e Bibliográficas; Trabalhos Acadêmicos: Tipos, Características e Composição Estrutural; O Projeto de Pesquisa Experimental e Não-Experimental; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Apresentação Gráfica; Normas da ABNT.
Bibliografia Básica:
LAKATOS, E. M. e MARCONI, A. A. Metodologia científica, São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINS Junior, J.. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. Vozes, 2008.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006.
BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e pesquisa em Administração. São Paulo: Thomson-Learning, 2006.
FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.
Modelagem de Processos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar as áreas envolvidas em um negócio e as etapas necessárias para a execução de um processo e propor as mudanças necessárias.
Ementa: A Organização gerida por Processos. Processos Departamentais. Elementos dos Processos de Negócios. Análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos. O contexto do trabalho colaborativo apoiado por computador (CSCW) e Gestão Automatizada de Processos (BPM). Auditoria de Processos. Modelos de Sistemas de Informação a partir de Modelos de Negócios. Técnicas e ferramentas de Modelagem e Otimização. Movimentos de TI que apoiam Processos. Estudos de casos por meio de modelagem de processos existentes em uma organização real e apresentação de relatório técnico com propostas de melhorias dos processos modelados.
Bibliografia Básica:
BALDAM, R.; et al. Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management). São Paulo: Érica, 2007.
CRUZ, T. BPM & BPMS – Business Process Management & Business Process Management Systems. São Paulo: Brasport, 2008.
Bibliografia Complementar:
IBM RED BOOKS. Using BPEL Processes in Websphere Business. IBM, 2004.
Atividades Acadêmico Científico Culturais II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir 80 (oitenta) horas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.
Projeto Interdisciplinar I (Modelagem de Processos – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma presencial, um projeto interdisciplinar com foco da disciplina Modelagem de Processos.
Ementa: Propor um projeto que fará a identificação de processos com base em um modelo lógico a ser desenvolvido.
Banco de Dados e Aplicações
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender fundamentos e arquitetura de sistemas de bancos de dados bem como técnicas de projeto e implementação de banco de dados com o uso de ferramentas.
Ementa: Sistemas de Arquivos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD): arquitetura e aspectos operacionais. Aplicações e tecnologias emergentes em Banco de Dados. Técnicas e ferramentas de gerenciamento de Banco de dados. Storage. Controle de concorrência. Segurança e integridade. Modelagem de dados a partir do modelo de negócios. Modelo entidade-relacionamento e suas extensões. Mapeamento de modelo Entidade-Relacionamento para modelo relacional. Formas Normais. Linguagem de Manipulação e de Descrição de dados. Projeto e Implementação de Banco de Dados, com uso de ferramentas de produtividade.
Bibliografia Básica:
BEIGHLEY, LYNN. Use a Cabeça SQL. Alta Books, 2008.
HEUSER, C.A. Projeto de Banco de Dados. Serie Livros Didáticos, V.4. Bookman, 2009.
SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Campus, 2006.
Bibliografia Complementar:
MACHADO, Felipe Nery R. Banco de Dados – Projeto e implementação. São Paulo: Érica, 2004
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. SP: Pearson, 2005.
Contabilidade
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.
Ementa: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.
Bibliografia Básica:
LIMEIRA, A. SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos. RJ: FGV, 2008.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S.. Curso de Contabilidade para não contadores. São Paulo: Atlas, 2008.
CRUZ, J A W.; ANDRICH, E G.; SCHIER, C U C. Contabilidade Introdutória Descomplicada. Juruá, 2008.
Bibliografia Complementar:
ABREU, Ari Ferreira de. Fundamentos de contabilidade: utilizando excel. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
Engenharia de Software e Aplicações
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os princípios e conceitos da Engenharia de Software na implementação do componente software que faz parte dos Sistemas de Informação. Conhecer e utilizar os principais métodos e técnicas existentes para o desenvolvimento de software.
Ementa: Fases do ciclo de vida de um software. Introdução à Gerência de projeto. Introdução à análise e especificação de requisitos. Modelagem de dados. Técnicas de modelagem para projeto e implementação: arquitetura de projeto, projeto de interface. Gerenciamento de versões e configurações. Verificação e validação: testes, revisões e inspeções. Garantia de qualidade de Software. Manutenção. Documentação. Ferramentas para desenvolvimento de software: engenharia de software auxiliada por computador (CASE). Estudo de caso para desenvolvimento de um aplicativo.
Bibliografia Básica:
PILONE, Dan e MILES, Russell. Use A Cabeça – Desenvolvimento de Software. Alta Books, 2008.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. São Paulo: McGraw Hill, 2006.
SOMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Addison Wesley Brasil, 2007.
Bibliografia Complementar:
GUEDES, G. UML 2 – Uma Abordagem Prática. São Paulo: Novatec, 2009.
YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Estatística
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conhecimentos básicos sobre distribuição de frequências; construir e analisar gráficos estatísticos; analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio; utilizar os procedimentos estatísticos para tomadas de decisões e como ferramentas da qualidade; efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos; obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais; interpretar o significado da curva obtida; obter dados por amostragem e inferir.
Ementa: Dados Estatísticos – Formas de Apresentação de Dados. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Probabilidade. Distribuição Binomial e Normal. Amostragem. Testes de Hipóteses. Regressão. Modelos de Regressão. Representação Gráfica de Resultados.
Bibliografia Básica:
GONZALEZ, N.. Estatística Básica. Ciência Moderna, 2009.
GRIFFITHS, Dawn. Use A Cabeça! Estatística. Alta books, 2009.
RIBEIRO, O. M.. Estatística Fácil. Saraiva, 2009.
Bibliografia Complementar:
BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A., Estatística Básica. São Paulo; Saraiva. 2007
TRIOLA. M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Gestão Ambiental
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender o conceito de sustentabilidade e sua aplicação nas organizações.
Ementa: Conceito e evolução da questão ambiental, desempenho ambiental, normas ambientais, sistemas de gerenciamento ambiental, programas específicos, certificação e legislação.
Bibliografia Básica:
BARBIERI, J. C.. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2008.
MOURA, L. A.. Qualidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2008.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Coorporativa. São Paulo: Atlas, 2009.
Gestão de Pessoas
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integradas à gestão de negócios e orientados para resultados.
Ementa: Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, I.. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
MARRAS, J. P.. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2009.
Bibliografia Complementar:
HANASHIRO, D. M. et. al. Gestão do Fator Humano Uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, 2008.
MASCARENHAS, A.. Gestão Estratégica de Pessoas. São Paulo: Cengage, 2008.
ROCHA-PINTO, S. R. da et. al. Dimensões funcionais da Gestão de Pessoas. RJ: FGV, 2007.
Inglês III
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Participar de discussões em contextos sociais e empresariais, descrevendo experiências, propondo soluções e sugestões e dando opiniões; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade em reuniões de trabalho; preparar-se para uma apresentação oral; usar números para descrever dados gráficos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. 7 th Ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007
Projeto Interdisciplinar II (Engenharia de Software e Aplicações – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma presencial, um projeto interdisciplinar com foco da disciplina Engenharia de Software e Aplicações.
Ementa: Desenvolver um projeto de uma aplicação de negócio, parametrizando e definindo a especificação do processo, as regras de negócios, requisitos funcionais e não-funcionais, diagrama de Use Case, documentação, diagramas (atividades, sequência e classe) e protótipos do modelo a ser adotado pelo sistema.
Projeto Interdisciplinar III (Banco de Dados e Aplicações – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma presencial, um projeto interdisciplinar com foco da disciplina Banco de Dados e Aplicações.
Ementa: Desenvolver um projeto de uma aplicação de negócio, parametrizando e o modelo lógico, identificando os parâmetros e as tabelas, entidades e relacionamentos que irão compor a estrutura de Banco de Dados desenvolvido com base em modelos e diagramas de entidade-relacionamento, além de definir toda a estruturação de especificação do Banco de Dados e linha de scripts.
Fundamentos de Marketing
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Conhecer os principais conceitos de marketing.
Ementa: Conceito de Marketing. Ambientes de Marketing. Composto de marketing. Marketing de serviços.
Bibliografia Básica:
KOTLER, P. Marketing para o Século XXI. Ediouro. 2009.
KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007.
LAS CASAS, A. L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. São Paulo: Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar:
COBRA, M.. Administração e marketing no Brasil. São Paulo: Cobra e Mark, 2008.
LIMA, M. et. al. Gestão de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
Gestão da Produção
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.
Ementa: Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos; Planejamento e controle da capacidade produtiva; Técnicas modernas de administração da produção
Bibliografia Básica:
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage, 2008.
Bibliografia Complementar:
CORREA, H. L e CORREA C. A. Administração da Produção e Operações: Edição Compacta. SP: Atlas, 2005.
SLACK, N., et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.
Gestão Financeira
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio.
Ementa: Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos.
Bibliografia Básica:
ASSAF, A. LIMA, G. G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2009
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. Atlas, 2009.
PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional. Cengage, 2009
Bibliografia Complementar:
ABREU FILHO, J. C. e outros. Finanças corporativas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
TOSTES, F. P. Gestão de risco de mercado: metodologias financeira e contábil. RJ: FGV, 2007.
Inglês IV
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos mais complexos, em contextos acadêmico-profissionais, tais como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego presenciais e por telefone; construir e sustentar argumentos; descrever projetos e participar de negociações, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/InglêsPortuguês com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
Programação para Internet
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender e aplicar conceitos de desenvolvimento de sistemas para internet bem como os padrões, técnicas e ferramentas associados. Desenvolver aplicativo previamente especificado.
Ementa: Tecnologias e Padrões de navegadores. Arquitetura de aplicações para Internet. Programação do lado Cliente e seus padrões. Construção de páginas dinâmicas e interativas. Acesso a banco de dados através de uma linguagem de programação. Construção de uma GUI (Graphical User Interface) para um aplicativo de banco de dados. Modelagem Visualização e Controle (Model View Controller) e outros. Programação do lado servidor: conhecimento de uma linguagem e padrões. Controle de sessões, cookies, request/response e conexão com BD.
Bibliografia Básica:
BASHAM, Bryan. Use A Cabeça! Servlets e JSP. São Paulo: Alta Books, 2008.
FREEMAN, Eric e FREEMAN, Elisabeth. Use A Cabeça! HTML com CSS e XHTML. São Paulo: Alta Books, 2008.
MICHAEL, Morrison. Use a cabeça! Javascript. São Paulo: Alta Books, 2008.
Bibliografia Complementar:
KURNIAWAN, B. Java para Web com Servlets, JSP e EJB. São Paulo: Ciência Moderna, 2002.
RIORDAN, REBECCA M. Use A Cabeça! Ajax Profissional. São Paulo: Alta Books, 2009.
WATRALL, ETHAN / SIARTO, JEFF. Use A Cabeça! Web Design. São Paulo: Alta Books, 2009.
Redes de Computadores
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar os tipos de redes, cabeamentos, protocolos, padrões e equipamentos que viabilizam implantação de tecnologias de teleprocessamento e redes.
Ementa: Conceitos básicos de Teleprocessamento e redes, evolução e organização de redes de computadores, modelo OSI e Arquitetura TCP/IP. Introdução a modens, ADSL, cable; Técnicas de modulação e Técnicas de Multiplexagem. Redes locais: Arquitetura de redes. Conceitos de redes de longa distância. Equipamentos de conectividade: repetidores, switches e roteadores; Redes wireless e Telefonia celular. Cabeamento Estruturado. Tipos de cabo de rede: par trançado e fibra ótica; topologias físicas; equipamentos: racks, canaletas, conectores, jacks; interligação; LAN e WAN; padrões IEEE e EIA/TIA. Desenvolvimento de um projeto de rede local, que envolva interligação de prédios.
Bibliografia Básica:
FOROUZAN, B. Comunicação de dados e redes de Computadores. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2008
TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Bibliografia Complementar:
MAIA, L P. Arquitetura de redes de computadores. São Paulo: LTC, 2009.
ROSS, K W.; KUROSE, J F. Redes de computadores e a Internet. São Paulo: Addison Wesley, 2007.
Projeto Interdisciplinar IV (Programação para Internet – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma presencial, um projeto interdisciplinar com foco da disciplina Programação para Internet.
Ementa: Desenvolver um projeto de uma aplicação de negócio, tornando ele disponível para acessibilidade web, estabelecendo sua conexão com um Banco de Dados externo, respeitando toda sua especificação, regras de negócios, requisitos funcionais e não-funcionais, bem como sua modelagem de diagrama de classes e modelo entidade-relacionamento, e fazer também através do Banco de Dados as operações de Insert, Delete, Select e Update.
Gestão de Projetos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.
Ementa: Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto.
Bibliografia Básica:
GREENE, Jennifer e STELLMA, Andrew. Use A Cabeça PMP. Alta Books, 2008.
Bibliografia Complementar:
DUFFY, M. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
HELDMAN, K Gerencia de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
PHILLIPS, J. PMP – Project Management Professional: Guia de estudos do PMI: Rio de Janeiro: Campus, 2004.
Gestão de Tecnologia da Informação
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Diferenciar Gestão e Governança de TI. Conhecer as técnicas e ferramentas para desenvolvimento de Gestão de TI, adequadas ao sucesso da empresa.
Ementa: O Gestor de Negócios e da Informação. Planejamento estratégico e o alinhamento entre o negócio e o uso da TI. Governança de TI (Melhores Práticas). Gestão da Infraestrutura de TI (melhores práticas). Análise de estudos de caso.
Bibliografia Básica:
BRAND, K. IT Governance based on COBIT 4.1: A Management guide. USA: Van Haren Publisher, 2008.
LAHTI, C.; PETERSON, R. SARBANES – OXLEY COBIT e ferramentas open source. SP: Alta books, 2006.
MAGALHÃES, I. L.; PINHEIRO, W. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática: Uma Abordagem com Base na ITIL. SP: Novatec, 2007.
Inglês V
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007
Planejamento e Gestão Estratégica
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica.
Ementa: Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias.
Bibliografia Básica:
HITT, Michael A. et al. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
KAPLAN, Robert S. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MINTZBERG, Henry. et al. O Processo da Estratégia. São Paulo: Bookman, 2006.
Bibliografia Complementar:
GHEMAWAT, Pankaj. A Estratégia e o cenário de Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LOBATO, David Menezes. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de janeiro: Campus, 2005.
Projetos de Tecnologia da Informação I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Iniciar um projeto de Tecnologia da Informação.
Ementa: Definir tema e estrutura do projeto e realizar revisão bibliográfica.
Bibliografia Básica:
KERZNER, H e SALADIS, F P. Bringing The PMBOK Guide to Life. John Wiley Professional, 2009.
Bibliografia Complementar:
PHILLIPS, J. Gerencia de Projetos de Tecnologia de Informação: Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Sistemas Integrados de Gestão e Aplicações
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os diversos aspectos que compõem os Sistemas Integrados e possibilitar a modelagem dos fluxos de Informação, transferir conhecimentos sobre o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação (e seus módulos complementares), promovendo a melhoria de produtividade e competitividade das organizações. Diagnosticar e definir um sistema integrado de gestão para uma organização escolhida pelo estudante.
Ementa: Fundamentos de Sistemas de Informação. Impactos da Tecnologia na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). Fluxo de Informações. E-business. Soluções integradas de TI: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI). Gerenciamento estratégico de informação. Segurança em ERP. ERP na prática. Tendências.
Bibliografia Básica:
CAIÇARA Junior, Cicero. Sistemas Integrados de Gestão ERP: Uma Abordagem Gerencial. IBPEX, 2008.
HABERKORN, Ernesto. Um Bate Papo sobre A Gestão Empresarial em ERP. Saraiva, 2007.
MAZZA, Marcos Fabio. CRM Sucessos e Insucessos. Brasport, 2009.
Bibliografia Complementar:
BATISTA, E. O. Sistemas de Informação o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. SP: Saraiva, 2004.
LAUDON , K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
OBRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.
STAIR, R. M. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
Projeto Interdisciplinar V (Sistemas Integrados de Gestão e Aplicações – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Promover a integração das disciplinas do curso, de forma a torna-lo mais dinâmico e integrado, também proporcionar aos alunos uma visão mais abrangente sobre os aspectos gerenciais da tecnologia, e também, sobre os métodos, ferramentas e processos de gestão, com uma visão estratégica das organizações e do uso dos sistemas de informação a seu serviço.
Ementa: Desenvolver um projeto de uma aplicação de negócio fazendo a sua integração do sistema legado do negócio a um ERP Central onde será levantado todas as informações de estrutura, requisitos, informações, análises, aplicações, infraestrutura, projetos com base em uma documentação devidamente projetada para atender as necessidades do mesmo.
Gestão Econômica
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos de análise de investimento em estudos de viabilidade.
Ementa: Modelo econômico (Custos, Receita, Margem Bruta de Contribuição), Alavancagem Operacional, Margem de Segurança, Política de Preços, Amortização de dívidas, Análise de Investimentos. Comparação de Projetos e Investimentos (Valor Anual, Valor Presente, Taxa Interna de Retorno), Depreciação, Substituição de Equipamentos e Análise sob Condições de Risco e Incerteza.
Bibliografia Básica:
COSTA, L G T A; LIMEIRA, A F F; GONÇALVES, H M; CARVALHO, U T. Analise Econômico-financeira de Empresas. FGV, 2008.
FREZATTI, F. Gestão da Viabilidade Econômico-financeira. Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
BRUNSTEIN, I. Economia de Empresas: Gestão Econômica de Negócios, São Paulo: Atlas, 2005.
EHRLICH, P. J. Engenharia Econômica. São Paulo, Atlas, 2005.
TORRES, O. F Fundamentos da Engenharia Econômica e da Análise Econômica de Projetos. Thomson Pioneira, 2006
HIRSCHIFIELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos. São Paulo, Atlas, 2001.
Inglês VI
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar com mais autonomia, eficiência e postura crítico reflexiva, em contextos acadêmico-profissionais; discutir planejamento; lidar com conflitos em negociações; lidar valores e dados numéricos; interagir em contextos de socialização e entretenimento; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 3 th Ed. UK: Cambridge University, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
Inteligência de Negócios
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender a importância estratégica da inteligência de negócios (Business Intelligence – BI) em uma empresa, seus fundamentos e a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas.
Ementa: Business Intelligence: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros). Data Warehouse, OLAP e Data Mining. Introdução ao Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse. Ferramentas para Data Warehouse. Exemplos de Aplicações. A Metodologia de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. Data Mining e suas Técnicas. Exemplos de Aplicações.
Bibliografia Básica:
TURBAN, E. et al. Business Intelligence. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Bibliografia Complementar:
CARVALHO, L. A. V. Data Mining. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
GOLDSCHMIDT, R.; PASSOS, E. Data Mining. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2005.
MACHADO, F. N. R. Tecnologia e Projeto de Data Warehouse. São Paulo: Érica, 2006.
SILVEIRA C. Inteligência nos Negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
SINGH, S. H. Data Warehouse. Conceitos, Tecnologias, Implementação e Gerenciamento. São Paulo: Makron Books, 2001.
Legislação Aplicada à Tecnologia da Informação
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender os fundamentos do Direito e os aspectos legais do uso da tecnologia da informação.
Ementa: Introdução ao Direito. Código de propriedade intelectual. Consolidação das leis do trabalho e legislação específica. Estudo dos impactos na sociedade trazidos pelo computador. Estudo dos princípios éticos na área de informática. Noções de perícia forense computacional. Aspectos legais de contrato de serviços de TI.
Bibliografia Básica:
GABRIEL, S.. Direito Empresarial. Ed. DPJ, 2006.
PAESANI, L. M., Direito de Informática: comercialização e desenvolvimento internacional do software. Atlas, 2006.
PALAIA, N.. Noções Essenciais de Direito. 3ª. Ed., Saraiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
FARMER, D; VENEMA, WI. Pericia forense computacional – teoria e prática aplicada. Prentice Hall Brasil, 2005.
FUHRER, M. C. A. Resumo de Direito Comercial e Empresarial. Ed. Malheiros, 2007.
HIMANEN, P. Ética dos hackers e o espírito da era da informação: a diferença entre o bom e o mau hacker. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
ROQUE, S. J. Curso de direito empresarial. Ícone Editora, 2006
Negócios Eletrônicos
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Identificar e examinar as operações e ferramentas que caracterizam e sustentam os negócios eletrônicos.
Ementa: A Internet como um Canal de Negócios. Visão Geral, Modelos e Estratégias de desenvolvimento de negócios eletrônicos. Transações Monetárias on-line e Dinheiro Digital. Segurança na Internet. Marketing eletrônico. Relacionamento virtual com o Cliente. Distribuição Eletrônica de Serviços e Produtos. Logística para Negócios Eletrônicos. Governo eletrônico. Estudo de Casos.
Bibliografia Básica:
COSTA, G. C. G. Negócios Eletrônicos. São Paulo: IBPEX, 2007.
Bibliografia Complementar:
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CHAFFEY, D. E-Business and e-commerce management strategy implementation and practice. USA: Prentice-Hall, 2006.
NORRIS, G.; HURLEY, J. R. E-Business e ERP. São Paulo: Qualitymark, 2001.
TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
Projetos de Tecnologia da Informação II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Concluir o projeto de Tecnologia da Informação.
Ementa: O estudante finalizará, sob a orientação de um professor, o projeto iniciado na disciplina Projetos de Tecnologia da Informação I e deverá apresentá-lo perante uma banca examinadora.
Bibliografia Básica:
LAURINDO, Fernando J. Barbin. Tecnologia da Informação: Planejamento e Gestão de Estratégias. Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
MOORE, J W. e ABRAN, A. SWEBOK. IEEE, 2001.
KERZNER, H e SALADIS, F P. Bringing The PMBOK Guide to Life. John Wiley Professional, 2009.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK – Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Project Management, 2009.
Tópicos Avançados em Tecnologia da Informação
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Conhecer os assuntos relacionados ao estado da arte na área de TI.
Ementa: Tópicos avançados e recentes da área de Tecnologia da Informação com ênfase nas técnicas e conhecimentos existentes no momento do oferecimento da disciplina.
Bibliografia Básica:
A ser apresentada juntamente com o plano de ensino da disciplina.
Projeto Interdisciplinar VI (Projetos de Tecnologia da Informação II – AAP)
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma presencial, um projeto interdisciplinar com foco da disciplina Projetos de Tecnologia da Informação II
Ementa: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no curso e possa ser utilizado como base para a redação do Trabalho de Graduação.
Estágio Supervisionado
Carga Horária: 240 Aulas
Objetivo: Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade a servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação. Propiciar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.
Ementa: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na vivência de situações reais de desempenho da futura profissão. Atividades práticas, relacionadas com a área profissional, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.