Administração Geral
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais.
Ementa: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.
Bibliografia Básica:
COELHO, M.. A essência da administração – conceitos introdutórios. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, A. C. A.. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2006.
CHIAVENATTO, I.. Introdução a Teoria Geral da Administração. RJ: Campus Elsevier, 2004.
Bibliografia Complementar:
BATEMAN, T. S., SNELL, S. A. A. Administração: o novo cenário competitivo. São Paulo: Atlas, 2006.
CERTO, S. C. Administração Moderna. São Paulo: Pearson Brasil, 2003.
CARAVANTES, G. R. Administração: Teoria e Processo. São Paulo: Pearson, 2005.
SOUZA, A. R. e FERREIRA, V. C. P.. Introdução à administração – uma iniciação ao mundo das organizações. Rio de Janeiro: Pontal, 2006.
Comunicação e Expressão
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Bibliografia Básica:
CINTRA, Lindley, CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionario Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009.
MARTINS, D S; ZILBERKNOP, L S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. SP: Summus, 2003.
Contabilidade
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.
Ementa: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.
Bibliografia Básica:
RAMOS, A. T.. Contabilidade introdutória. São Paulo. 2007.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S.. Curso de Contabilidade para não contadores. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMEIRA, A., SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos. RJ: FGV, 2008.
Bibliografia Complementar:
ABREU, A. F. de. Fundamentos de contabilidade: utilizando Excel. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARION, J. C.. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
RIBEIRO, O. M.. Contabilidade básica fácil. São Paulo. 2003.
Informática Aplicada à Gestão
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Utilizar os recursos básicos de Informática como apoio às tarefas administrativas.
Ementa: Introdução à informática. Sistema operacional. Ambiente virtual de aprendizagem. Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Programa de Apresentação; Banco de Dados; Internet.
Bibliografia Básica:
SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. SP: Erica, 2007.
GARCIA, Marcus. Informática aplicada a Negócios. SP: Brasport, 2005.
ARLE, Marcel e BERTOLA, Danilo. Guia prático de Informática. Cronos, 2008.
Bibliografia Complementar:
Silva, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. SP. Erica, 2007.
Inglês I
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Apresentar-se, dar informações pessoais e profissionais; entender números em contextos diversos; fazer perguntas simples e responder sobre vida cotidiana e comunicação empresarial, tais como escrita de e-mails e atender uma ligação telefônica; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
Matemática
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender os fundamentos da matemática e aplicá-los em situações reais.
Ementa: Teoria dos Conjuntos; Aritmética; Relações e Funções; Noções de Álgebra Linear e Noções de Lógica.
Bibliografia Básica:
MUROLO, Afrânio. Matemática aplicada a Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.
SILVA, Sebastião Medeiros. Matemática básica para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Fernando Cesar Marra, ABRAO, Mariangela. Matemática básica para decisões administrativas. SP: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Matemática para Administração. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
HARIKI, Seiji, ABDOUNUR, Oscar J. Matemática Aplicada. Ed. Saraiva, 1999.
MORETIN, Pedro A. Cálculo – Funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2006.
Sociedade, Tecnologia e Inovação
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Refletir sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade Contemporânea.
Ementa: O saber e o conhecimento humano. Surgimento e estruturação da ciência. A moral e a ética. O desafio da liberdade. Ideologia. Cidadania e política. A civilização tecnológica. Desafios contemporâneos.
Bibliografia Básica:
CORTELA, M. S. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. Vozes, 2008.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Record, 2008.
TOFFLER, A. A Terceira Onda. Record, 2007.
Bibliografia Complementar:
ARANHA, M L A e MARTINS, M H P. Temas de filosofia. Moderna, 2005.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. Paz e Terra, 2007.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia. Saraiva, 2006.
DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil? Rocco, 2004
Atividades Acadêmico Científico Culturais I
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividade de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir 80 (oitenta) horas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha dos estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.
Comportamento Organizacional
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender o comportamento humano nas organizações.
Ementa: O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional.
Bibliografia Básica:
FRANÇA, A. C. L.. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.
MACÊDO, I. et. al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
BERGAMINI, C. W. & CODA, R. (org.). Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Atlas, 2008.
NOVO, D. V. et. al. Liderança de Equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
ROBBINS, S.R. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2005.
Economia
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Entender e interpretar a situação atual da economia brasileira e estruturas de mercado. Propiciar ao aluno o entendimento dos modelos de comportamento dos agentes econômicos como consumidores e produtores. Capacitar o aluno a manejar as informações discutidas no mercado para tomada de decisões econômicas. Compreender a interação entre cada empresa e os consumidores, como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, porque são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições econômicas globais.
Ementa: Conceitos da Ciência Econômica; evolução das ideias econômicas, problemas econômicos; Noções da teoria Microeconômica e sua importância; Noções da teoria macroeconomia e sua importância; Noções de desenvolvimento econômico.
Bibliografia Básica:
PARKIN, MICHAEL. Economia. Prentice Hall, 2009.
SILVA, Cesar RL, Luiz Sinclayr. Economia e Mercados: Introdução à Economia. 19ª e. SP: Saraiva, 2010.
VICECONTI, P E V; NEVES, S. Introdução à Economia. Frase, 2009.
Bibliografia Complementar:
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 20ª ed. São Paulo, Atlas, 2007.
VASCONCELLOS, Marco Antônio S. & GARCIA, Manuel E. – Fundamentos de Economia – 2ª Edição, Editora Saraiva, 2005.
MANKIW, G. – Introdução À economia. São Paulo:Thomson, 2004.
Mcguigan, C. Economia de Empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2004.
Dornbush, R. Fisher, S. Macroeconomia. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2006.
SAMUELSON, P.A. e W.D. NORDHAUS. Economia. São Paulo, McGraw-Hill, 1993.
BESANKO, D. ET. Al. Economia. Da Estratégia. Bookman, 2006.
COUTINHO, D M. Entenda a Globalização – Manual de Negócios. Aduaneiras, 2008.
FLYNN, S M. Economia para leigos Atlas Books, 2009.
PINHO, Diva B; VASCONCELOS, Marco Antonio. Manual de Introdução à Economia. Saraiva, 2006.
Estatística Aplicada à Gestão
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões.
Ementa: Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de frequência. Aplicações da estatística em gestão.
Bibliografia Básica:
BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. 1ed. São Paulo: Atlas, 2007.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2009.
LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. Prentice Hall: Brasil, 2010.
Bibliografia Complementar:
MANN, Prem S. Introdução à estatística. 5ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SILVA, Ermes Medeiros da, Estatística, 2 ed. , São Paulo: Atlas, 2007.
BUSSAB, Wilton e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade e DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. São Paulo: Atlas, 2006.
DOANE, DAVID P; SEWARD, Lori E. Estatística Aplicada à Administração e Economia. Mcgraw: Hill-Artmed, 2008.
Gestão Ambiental
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Compreender o conceito de sustentabilidade e sua aplicação nas organizações.
Ementa: Conceito e evolução da questão ambiental, desempenho ambiental, normas ambientais, sistemas de gerenciamento ambiental, programas específicos, certificação e legislação.
Bibliografia Básica:
BARBIERI, J. C.. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2008.
MOURA, L. A.. Qualidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2008.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Coorporativa. São Paulo: Atlas, 2009.
Inglês II
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro; dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial); usar números em contextos de compras; fazer comparações; fazer agendamentos; lidar com problemas e negociar soluções; pedir e dar permissão; agendar e gerenciar compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Education do Brasil, 2008.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. SP: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
Métodos para a Construção do Conhecimento
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia; Tipos de Conhecimento; Método e Técnica; O Processo de leitura e análise textual; Citações e Bibliografias; Trabalhos Acadêmicos: Tipos, Características e Composição Estrutural; O Projeto de Pesquisa Experimental e Não-Experimental; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Apresentação Gráfica; Normas da ABNT.
Bibliografia Básica:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2005.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica, São Paulo: Atlas, 2006.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006.
FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.
BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e pesquisa em administração. São Paulo: Thomson-Learning, 2006.
Sociologia das Organizações
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Compreender os aspectos de uma sociedade que influenciam no desenvolvimento das organizações.
Ementa: Fundamentos de sociologia. Indivíduo e sociedade, instituições sociais, significado de trabalho, cultura e sociedade. Cultura organizacional. Poder nas organizações. Cultura brasileira e sua influência nas organizações. Ética nas organizações.
Bibliografia Básica:
DIAS, Reinaldo. Sociologia das Organizações. Atlas, 2008.
FLEURY, Maria Tereza e FISCHER, Rosa Maria (coord.). Cultura e Poder nas Organizações. Atlas, 2007.
SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
DIAS, Reinaldo. Sociologia & Administração. Campinas: Alínea, 2004.
____________. Cultura Organizacional. Campinas: Alínea, 2003.
GARRETT, A; TAKESHY, T. Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional – IDHO: Novas Dimensões da Cultura Corporativa. Editora de Cultura, 2008.
SROUR, Robert. Poder, Cultura e Ética nas Organizações. Elsevier, 2005.
Atividades Acadêmico Científico Culturais II
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividade de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir 80 (oitenta) horas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha dos estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.
Gestão de Marketing
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Conhecer os elementos básicos e os conceitos principais de marketing.
Ementa: Conceito de Marketing. Abordagens: Clássica e Contemporânea. Os Ambientes de Marketing. Elementos e gestão do composto de marketing. Gestão das Marcas. Canais de marketing. Marketing de Serviços. Marketing digital. Comportamento do Consumidor. Interface do marketing com as outras áreas da organização.
Bibliografia Básica:
COBRA, Marcos. Administração e marketing no Brasil. Cobra e Mark, 2008.
KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Pearson, 2007.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Framework for Marketing Management. Prentice Hall, 2009.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pearson, 2006.
LIMA, Miguel et. al. Gestão de Marketing. FGV, 2007.
Gestão de Pessoas
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integradas à gestão de negócios e orientados para resultados.
Ementa: Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, I.. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
MARRAS, J. P.. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2009.
Bibliografia Complementar:
HANASHIRO, D. M. et. al. Gestão do Fator Humano Uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, 2008.
MASCARENHAS, A.. Gestão Estratégica de Pessoas. São Paulo: Cengage, 2008.
ROCHA-PINTO, S. R. da et. al. Dimensões funcionais da Gestão de Pessoas. RJ: FGV, 2007.
Inglês III
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Participar de discussões em contextos sociais e empresariais, descrevendo experiências, propondo soluções e sugestões e dando opiniões; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade em reuniões de trabalho; preparar-se para uma apresentação oral; usar números para descrever dados gráficos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. 7 th Ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007
Matemática Financeira
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas. Desenvolver trabalhos integrados com as disciplinas de sistemas de informação e informática, exemplo: uso das funções de Solver em planilhas.
Ementa: Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.
Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. 2008.
FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. São Paulo: Saraiva, 2009.
HUMMEL, Paulo Roberto Vampre, PILÃO, Nivaldo Elias. Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.
Bibliografia Complementar:
ADEMAR CAMPOS FILHO, Matemática Financeira, 1 ed., São Paulo, Atlas, 2000, 180 p.
DI AUGUSTINI, Carlos Alberto e ZELMANOVITS, Nei. Matemática Aplicada a Gestão de Negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MENDONÇA, Luis G. et. al. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
MISSAGIA, Luiz. e VELTER, Francisco. Aprendendo Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Impetus Elsevier, 2006.
PUCCINI, A. L. Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2003.
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 2007.
NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. (CEBA). Matemática Comercial e Financeira. Ciência Moderna, 2010.
MAYO, REBERT B. Finanças Básicas. Cengage, 2009.
Organização, Sistemas e Métodos
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender as áreas funcionais e a dinâmica de operação de um sistema organizacional. Elaborar uma proposta de melhorias de organização de processos gerenciais em ambiente real de uma organização.
Ementa: Organização, Sistemas e métodos para qualidade e produtividade. Metodologias para o desenvolvimento organizacional. Identificação e classificação das disfunções organizacionais. Estruturas e arquitetura organizacional. Benchmarking, reengenharia, terceirização (outsourcing). Projeto de melhorias de processos gerenciais em uma organização.
Bibliografia Básica:
ARAÚJO, Luis César. Organização, Sistemas e Métodos. Vol. 1. São Paulo: Atlas, 2008.
_________________. Organização, Sistemas e Métodos. Vol. 2. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA, Djalma de P Rebouças. Sistemas, organização e métodos: Uma Abordagem Gerencial. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
CARREIRA, Dorival. Organização, Sistemas e Métodos. Saraiva, 2008.
SEIFFERT, Peter Quadros Costa, João Alípio da Silva. Estruturação organizacional. Atlas, 2007.
Sistemas de Informação
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões.
Ementa: Estudos de conceitos básicos de Sistemas de Informações. Estudo das aplicações dos Sistemas de Informações nas organizações. Potencial estratégico dos Sistemas de Informações para o negócio. Perspectivas do uso dos Sistemas de Informações no suporte a Processos Gerenciais nas organizações. A Tecnologia da Informação como infraestrutura para os sistemas de informações.
Bibliografia Básica:
LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
TURBAN, Efraim et. al. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Campos, 2007.
STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Gilberto Keller de. Fundamentos dos Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.<p>
MAÑAS, Antonio Vico. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Érica, 2007.
CÔRTEZ, Pedro Luis. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2008.
O´BRIEN, James e MARAKAS, George. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
Comunicação Empresarial Geral
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Assessorar a organização nos relacionamentos empregando tecnologias de informação e comunicação. Planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem da organização.
Ementa: A comunicação empresarial no planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse. Ética, transparência e gestão da informação na comunicação empresarial. Assessoria de imprensa. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo.
Bibliografia Básica:
BUENO W. C.. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias, São Paulo: Saraiva, 2009.
PINHO, J. B.. Comunicação nas organizações. Minas Gerais: Universidade Viçosa, 2006.
ROGER, C.. Comunicação Empresarial – a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta. São Paulo: Best Seller, 2008.
Bibliografia Complementar:
BLIKSTEIN, I.. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 2006.
FIGARO, R. (org.). Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e corporativismo. São Paulo: Atlas, 2005.
KELLER, K.. Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial. São Paulo: Literarte, 2006.
MEDEIROS, J.. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.
Direito Empresarial
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Identificar e interpretar os principais conceitos do direito; compreender a terminologia jurídica; auxiliar na interpretação e solução de situações concretas que envolvam conhecimentos das diversas relações obrigacionais.
Ementa: A ciência do Direito; Fundamentos do Direito; normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; Noções de direito do trabalho e previdenciário; Direito Empresarial; a atividade da pessoa do empresário; as sociedades comerciais; as microempresas; Lei de falência; Lei das S.A., Código de Defesa do Consumidor.
Bibliografia Básica:
FUHRER, M. C. A.. Resumo de Direito Comercial e Empresarial. Ed. Malheiros, 2007.
GABRIEL, S.. Direito Empresarial. Ed. DPJ, 2006.
PALAIA, N.. Noções Essenciais de Direito. , Saraiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
LACERDA, V. G; FARIA, D. P. Noções Básicas de Direito para Administradores e Gestores, São Paulo: Alínea, 2004.
MAMEDE, G.. Direito empresarial brasileiro. Vol. I, II, III e IV. São Paulo: Atlas, 2009.
REIS, H. M., REIS, C.. Direito para administradores Vol. I, II, e III. Thomson-Pioneira. 2005.
ROQUE, S.J. Curso de direito empresarial. Ícone Editora, 2006.
Gestão Financeira
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio.
Ementa: Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos.
Bibliografia Básica:
ASSAF, A. LIMA, G. G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2009
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. Atlas, 2009.
PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional. Cengage, 2009
Bibliografia Complementar:
ABREU FILHO, J. C. e outros. Finanças corporativas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
TOSTES, F. P. Gestão de risco de mercado: metodologias financeira e contábil. RJ: FGV, 2007.
Inglês IV
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos mais complexos, em contextos acadêmico-profissionais, tais como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego presenciais e por telefone; construir e sustentar argumentos; descrever projetos e participar de negociações, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/InglêsPortuguês com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
Logística
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Identificar e compreender a cadeia logística, os conceitos básicos de cada função e as novas tendências; identificar e compreender os custos logísticos de serviços, preço e agregação de valor ao produto; compreender os fluxos globais na organização dos negócios, o sistema de informações, as medidas de desempenho das operações e a integração com marketing.
Ementa: Fundamentos e histórico da Logística; Análise da cadeia de suprimentos, compras, planejamento e controle de materiais, movimentação, armazenagem e abastecimento para a produção; Análise da logística de distribuição dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição, transportes e distribuição; Informações do sistema logístico; Identificação e gerenciamento de custos; Estratégias de logística; Gerenciamento de operações globais.
Bibliografia Básica:
ARBACHE, Fernando e outros. Gestão de Logística, Distribuição e Trade Markentig. RJ: FGV, 2006.
BALLOU, R H. Logística empresarial Transportes, administração de materiais e distribuição física. Atlas, 2007.
CRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor [tradução Mauro de Campos Silva]. Thonson Learning, 2007.
Bibliografia Complementar:
HONG, Yuh Ching. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply chain. Atlas, 2007.
LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional – um enfoque em comércio exterior. Saraiva, 2007.
TAYLOR, D. Logística na cadeia de suprimentos – uma perspectiva gerencial. Atlas, 2005.
Planejamento de Marketing
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Entender as estratégias que o marketing utiliza para desenvolvimento de negócios e elaborar um plano de marketing.
Ementa: Características dos negócios de alto desempenho; missão e alinhamento empresarial; estabelecimento de metas; análise do portfólio de negócios da empresa; formulação de estratégias de marketing. Análise dos elementos de um plano de marketing. Elaboração de um plano de marketing (projeto empresarial).
Bibliografia Básica:
HARTLINE, Michael D; FERREL, O. C. Estratégia de Marketing. Cengage, 2009.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. Atlas, 2005.
SILVA, Helton e outros. Planejamento estratégico de marketing. FGV, 2006.
Bibliografia Complementar:
HOOLEY, G J; PIERCY, N; SAUNDERS, J A.Estratégia de Marketing e Posicionamento. Prentice Hall, 2005.
McDONALD, Malcolm. Planos de Marketing. Campus, 2007.
Análise de Investimentos
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreensão das técnicas econômicas e financeiras para análise e seleção de projetos de investimentos.
Ementa: Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual; técnicas de avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais. Fundamentos da engenharia econômica. Projetos integradores.
Bibliografia Básica:
ALLEN, F; BREALEY, M. A. MYERS,S C.. Princípios de Finanças Corporativa. McGraw-hill-Artmed, 2008.
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H.. Análise de Investimentos. 11ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SAMANEZ, C.P.. Gestão de Investimentos e Geração. São Paulo: Pearson, 2007.
Bibliografia Complementar:
ASSAF N,A. Finanças Corporativas e Valor. Atals, 2009.
BLANK, T.. Engenharia Econômica. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2008.
PADOVEZE, C. L.. Introdução a Administração Financeira. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
Espanhol I
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se informalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de e-mails breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma.
Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio de integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua espanhola.
Bibliografia Básica:
DIAZ, M. Dicionário Santillana para estudantes: Espanhol Português/ Português Espanhol com CD-ROM. Moderna / Santillana, 2008.
MORENO. C.; FERNÁNDEZ,G E. Gramática contrastiva Del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
ARAGÒN,M C; GILI, Ò C y BARQUERO, B L. Pasaporte Ele. Niveles A1/A2/B1/B2. Colecciones com 4 libros. Edelsa: Madrid, 2008.
Bibliografia Complementar:
DICIONÁRIO ESCOLAR VOX DA LÍNGUA ESPANHOLA. Edição monolíngüe. Barcelona: ANAYA, 2006.
GARCIA; BELTRAN; CABRERO; ROMÁN-MENDOZA Primer Plan 4: âmbito profesional. Edelsa: Madrid, 2003.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Conjugar ES fácil. Madrid, Edelsa,2000.
MANGAS, G G y LOSA,M. C. M. Técnicas de conversación telefônica. Edelsa: Madrid, 2006.
PALOMINO, Maria Ángeles. Tenicas de correo comercial. España: Edelsa, 2006.
PRADA,M;BOVET, M y MARCÉ,P.Entorno Empresarial, Nível B2. Edelsa: Madrid,2008.
Fundamentos da Gestão de Qualidade
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Identificar, interagir e intervir em um sistema da qualidade, atendendo normas e requisitos nacionais e internacionais.
Ementa: Conceitos e evolução da qualidade; Gestão da qualidade total; Ferramentas e Procedimentos da Qualidade; Estudo das principais normas; Custos da Qualidade; Indicadores de Qualidade; Controle Estatístico do Processo; Auditoria no sistema de Gestão; Programas de Melhoria da Qualidade.
Bibliografia Básica:
JURAN, J. M. A Qualidade desde o projeto. Thompson, 2009.
MARSHALL Jr., Isnard, et al. Gestão da Qualidade. FGV, 2008.
PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade. Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
GARVIN, D. A., Gerenciando a qualidade. Qualitymark, 2002.
ROTONDARO, R.G.; MIGUEL, P.A.C.; FERREIRA, J.J.A. Gestão da Qualidade. Campus, 2005.
VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total. Ed. Alínea, 2007.
Gestão da Produção
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.
Ementa: Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos; Planejamento e controle da capacidade produtiva; Técnicas modernas de administração da produção.
Bibliografia Básica:
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage, 2008.
Bibliografia Complementar:
CORREA, H. L e CORREA C. A. Administração da Produção e Operações: Edição Compacta. SP: Atlas, 2005.
SLACK, N., et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.
Gestão de Projetos Empresariais
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.
Ementa: Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto.
Bibliografia Básica:
PMI. PMBOK Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management, 2009.
TORRES, Cleber; LELIS, Joao Caldeira. Garantia de Sucesso em Gestão de Projetos. Brasport, 2009.
Bibliografia Complementar:
BRITO, P. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. Atlas, 2007.
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009.
GIDO, J; CLEMENTS, J. P. Gestão de projetos. Cengage, 2007.
MUTO, C.A.; PEREIRA, B. T. Exame PMP: a Bíblia. Brasport, 2008.
Inglês V
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007
Projetos de Trabalho de Graduação
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Elaborar o pré-projeto de pesquisa em Gestão Empresarial com vistas ao trabalho de graduação.
Ementa: Aplicação sistematizada do conhecimento acumulado ao longo do curso, até esse ponto, para o desenvolvimento de Projetos com soluções de problemas de gestão em empresas brasileiras. Elaboração de pré-projeto dentro do rigor científico e conforme regulamento interno da Faculdade e as normas ABNT.
Bibliografia Básica:
PINTO, Eder Paschoal. Gestão Empresarial – Casos e Conceitos de Evolução. Saraiva, 2007.
SANTOS, R C. Manual de Gestao Empresarial Conceitos e Aplicações nas Empresas Brasileiras. Atlas, 2007.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, M M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. Atlas, 2009.
LAKATOS, Eva Maria et. al. Técnicas de Pesquisa. Atlas, 2008.
Desenvolvimento de Negócios
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender os conceitos necessários para o desenvolvimento dos negócios das organizações com atitude empreendedora. Desenvolver um plano de negócios completo.
Ementa: Definição de negócio, análise dos ambientes de negócios, Movimentos Competitivos; potencial empreendedor; Avaliação de riscos e de oportunidade de novos negócios. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento de novos negócios; Instrumentos e instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo. Mecanismos de crédito à novos negócios. Modelos de gestão e cooperação entre novos empreendimentos; Plano de negócios.
Bibliografia Básica:
BRESSANT, J.; TIDO, J.. Inovação e Empreendedorismo. Bookman, 2009.
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
PETERS, M.P.; et al. Empreendedorismo. ArtMed, 2009.
Bibliografia Complementar:
CAVALCANTI, M. et al. Empreendedorismo Estratégico. Cengage, 2008.
DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 2000.
HARVARD BUSSINESS REVIEW. Empreendedorismo e Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Espanhol II
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: Elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua espanhola.
Bibliografia Básica:
ARAGÓN,M C; GILI, Ó C y BARQUERO,B L. Passaporte Ele. Niveles A1/A2/B1/B2. Colecciónes com 4 libros. Edelsa: Madrid,2008.
MORENO, Concha, FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid, SGEL, 2007.
SEÑAS. Diccionario para La enseñanza de La lengua española para brasileños. Martins Fontes,2002.
Bibliografia Complementar:
COLLIN, P.H. Dicionário de termos de negócios – espanhol. SBS/ Publifolha,2005.
DICIONÁRIO ESCOLAR VOX DA LINGUA ESPANHOLA. Edição monolíngüe. Barcelona: ANAYA,2006.
FANJUL, Adrian Pablo. Gramatica Y Practica de Español para Brasileños. Santillana Brasil, 2008.
GARCIA, G R; BELTRAN, B A; CABRERO, J C G y ROMÁN-MENDOZA, E. Primer Plan 4: âmbito profesional. Edelsa: Madrid,2003.
GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil. Madrid, Edelsa, 2000.
MANGAS, G G y LOSA,M. C. M. Técnicas de conversación telefônica. Edelsa: Madrid, 2006.
PALOMINO, Maria Ángeles. Tenicas de correo comercial. España: Edelsa, 2006.
PRADA,M;BOVET, M y MARCÉ,P.Entorno Empresarial, Nível B2. Edelsa: Madrid,2008.
Inglês VI
Carga Horária: 40 Horas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar com mais autonomia, eficiência e postura crítico reflexiva, em contextos acadêmico-profissionais; discutir planejamento; lidar com conflitos em negociações; lidar valores e dados numéricos; interagir em contextos de socialização e entretenimento; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 3 th Ed. UK: Cambridge University, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
Negócios Internacionais
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender o processo de globalização, a integração dos blocos econômicos, o processo de comércio internacional e suas relações.
Ementa: Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.
Bibliografia Básica:
MINERVINI, Nicola. O Exportador: Ferramentas para atuar com sucesso nos mercados internacionais. São Paulo: Pearson, 2008.
GUEDES, A. L. Negócios Internacionais. Thomson-Pioneira, 2007.
VASCONCELLOS, M.A. et al Gestão de Negócios Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.
Bibliografia Complementar:
PORTER, Michael. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
MENDONÇA, A. C. D. Câmbio e Negócios Internacionais. Nobel, 2009.
Planejamento e Gestão Estratégica
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica.
Ementa: Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias.
Bibliografia Básica:
HITT, Michael A. et al. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
KAPLAN, Robert S. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MINTZBERG, Henry. et al. O Processo da Estratégia. São Paulo: Bookman, 2006.
Bibliografia Complementar:
GHEMAWAT, Pankaj. A Estratégia e o cenário de Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LOBATO, David Menezes. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de janeiro: Campus, 2005.
Sistemas Integrados de Gestão e Aplicações
Carga Horária: 80 Horas
Objetivo: Compreender os diversos aspectos que compõem os Sistemas Integrados e possibilitar a modelagem dos fluxos de Informação, transferir conhecimentos sobre o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação (e seus módulos complementares), promovendo a melhoria de produtividade e competitividade das organizações. Diagnosticar e definir um sistema integrado de gestão para uma organização escolhida pelo estudante.
Ementa: Fundamentos de Sistemas de Informação. Impactos da Tecnologia na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). Fluxo de Informações. E-business. Soluções integradas de TI: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI). Gerenciamento estratégico de informação. Segurança em ERP. ERP na prática. Tendências.
Bibliografia Básica:
CAIÇARA Junior, Cicero. Sistemas Integrados de Gestão ERP: Uma Abordagem Gerencial. IBPEX, 2008.
HABERKORN, Ernesto. Um Bate Papo sobre A Gestão Empresarial em ERP. Saraiva, 2007.
MAZZA, Marcos Fabio. CRM Sucessos e Insucessos. Brasport, 2009.
Bibliografia Complementar:
BATISTA, E. O. Sistemas de Informação o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. SP: Saraiva, 2004.
LAUDON , K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
OBRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.
STAIR, R. M. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
Estágio Supervisionado
Carga Horária: 240 Horas
Objetivo: Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade a servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação. Propiciar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.
Ementa: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na vivência de situações reais de desempenho da futura profissão. Atividades práticas, relacionadas com a área profissional, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.