Administração Geral
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais.
Ementa: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.
Bibliografia Básica:
COELHO, M.. A essência da administração – conceitos introdutórios. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, A. C. A.. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2006.
CHIAVENATTO, I.. Introdução a Teoria Geral da Administração. RJ: Campus Elsevier, 2004.
Bibliografia Complementar:
BATEMAN, T. S., SNELL, S. A. A. Administração: o novo cenário competitivo. São Paulo: Atlas, 2006.
CERTO, S. C. Administração Moderna. São Paulo: Pearson Brasil, 2003.
CARAVANTES, G. R. Administração: Teoria e Processo. São Paulo: Pearson, 2005.
SOUZA, A. R. e FERREIRA, V. C. P.. Introdução à administração – uma iniciação ao mundo das organizações. Rio de Janeiro: Pontal, 2006.
Comunicação e Expressão
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar os processos linguísticos específicos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos e seu funcionamento na produção escrita; identificar os fatores de coesão na estruturação do texto escrito; identificar os fatores de coerência no processamento cognitivo do texto; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Bibliografia Básica:
CINTRA, Lindley, CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionario Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009.
MARTINS, D S; ZILBERKNOP, L S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. SP: Summus, 2003.
Contabilidade
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.
Ementa: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.
Bibliografia Básica:
RAMOS, A. T.. Contabilidade introdutória. São Paulo. 2007.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S.. Curso de Contabilidade para não contadores. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMEIRA, A., SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos. RJ: FGV, 2008.
Bibliografia Complementar:
ABREU, A. F. de. Fundamentos de contabilidade: utilizando Excel. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARION, J. C.. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
RIBEIRO, O. M.. Contabilidade básica fácil. São Paulo. 2003.
Informática Básica
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Utilizar os recursos básicos de Informática como apoio às tarefas administrativas.
Ementa: Introdução à informática. Sistema operacional. Ambiente virtual de aprendizagem. Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Programa de Apresentação; Banco de Dados; Internet.
Bibliografia Básica:
SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. SP: Erica, 2007.
GARCIA, Marcus. Informática aplicada a Negócios. SP: Brasport, 2005.
ARLE, Marcel e BERTOLA, Danilo. Guia prático de Informática. Cronos, 2008.
Bibliografia Complementar:
Silva, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. SP. Erica, 2007.
Inglês I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Apresentar-se, dar informações pessoais e profissionais; entender números em contextos diversos; fazer perguntas simples e responder sobre vida cotidiana e comunicação empresarial, tais como escrita de e-mails e atender uma ligação telefônica; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
Matemática
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os fundamentos da matemática e aplicá-los em situações reais.
Ementa: Teoria dos Conjuntos; Aritmética; Relações e Funções; Noções de Álgebra Linear e Noções de Lógica.
Bibliografia Básica:
MUROLO, Afrânio. Matemática aplicada a Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.
SILVA, Sebastião Medeiros. Matemática básica para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Fernando Cesar Marra, ABRAO, Mariangela. Matemática básica para decisões administrativas. SP: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Matemática para Administração. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
HARIKI, Seiji, ABDOUNUR, Oscar J. Matemática Aplicada. Ed. Saraiva, 1999.
MORETIN, Pedro A. Cálculo – Funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2006.
Métodos para a Produção do Conhecimento
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia; Tipos de Conhecimento; Método e Técnica; O Processo de Leitura e de Análise Textual; Citações e Bibliográficas; Trabalhos Acadêmicos: Tipos, Características e Composição Estrutural; O Projeto de Pesquisa Experimental e Não-Experimental; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Apresentação Gráfica; Normas da ABNT.
Bibliografia Básica:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2005.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica, São Paulo: Atlas, 2006.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006.
FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.
BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e pesquisa em administração. São Paulo: Thomson-Learning, 2006.
Atividades Acadêmico Científico Culturais I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir 40 (oitenta) horas em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.). Essas atividades podem ser cumpridas ao longo do curso e deverão ser validadas pela Coordenação do mesmo.
Comunicação Empresarial Geral
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Assessorar a organização nos relacionamentos empregando tecnologias de informação e comunicação. Planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem da organização.
Ementa: A comunicação empresarial no planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse. Ética, transparência e gestão da informação na comunicação empresarial. Assessoria de imprensa. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo.
Bibliografia Básica:
BUENO W. C.. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias, São Paulo: Saraiva, 2009.
PINHO, J. B.. Comunicação nas organizações. Minas Gerais: Universidade Viçosa, 2006.
ROGER, C.. Comunicação Empresarial – a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta. São Paulo: Best Seller, 2008.
Bibliografia Complementar:
BLIKSTEIN, I.. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 2006.
FIGARO, R. (org.). Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e corporativismo. São Paulo: Atlas, 2005.
KELLER, K.. Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial. São Paulo: Literarte, 2006.
MEDEIROS, J.. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.
Contabilidade Gerencial e de Custos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Fornecer ao aluno embasamento conceitual e prático para compreensão das informações contábeis necessárias ao gerenciamento eficaz dos empreendimentos, capacitando os alunos a compreender os principais conceitos e ferramentas da contabilidade gerencial e de custos..
Ementa: Caracterização da contabilidade gerencial. Fundamentos da contabilidade de Custos. Definição dos principais termos e classificação de custos. Sistemas e Métodos de Custeio. Análise dos Custos. Custos para Tomada de Decisões. Aspectos Técnicos e Práticos de Sistemas de Custos
Bibliografia Básica:
MARTINS, Elisu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003.
BANKER; KAPLAN; YUNG. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.
WILENAM, Andrew. A Gestão Estratégica da Redução de Custos. Campus, 2009.
Bibliografia Complementar:
AQUINO, ACB. Contabilidade Gerencial: mensuração, monitoramento e incentivos. São Paulo: Atlas, 2007.
Iudicibus, S. de. Curso de contabilidade para não contadores. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Santos, J.L. dos. Fundamentos de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2006.
Blocher, J. E.; Chen, K.H.; Cokins, G; Lin, T.W. Gestão Estratégica de Custos. São Paulo: Mc Graw-Hill, 2008.
HORNGREN, C.T., Sundem, G. H., Stratton, W.O. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pearson, 2004.
Estatística Aplicada à Gestão
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões.
Ementa: Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de freqüência. Aplicações da estatística em gestão
Bibliografia Básica:
BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. 1ed. São Paulo: Atlas, 2007.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2009.
LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. Prentice Hall: Brasil, 2010.
Bibliografia Complementar:
MANN, Prem S. Introdução à estatística. 5ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SILVA, Ermes Medeiros da, Estatística, 2 ed. , São Paulo: Atlas, 2007.
BUSSAB, Wilton e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade e DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. São Paulo: Atlas, 2006.
DOANE, DAVID P; SEWARD, Lori E. Estatística Aplicada à Administração e Economia. Mcgraw: Hill-Artmed, 2008.
Fundamentos de Marketing
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Conhecer os principais conceitos de marketing.
Ementa: Conceito de Marketing. Ambientes de Marketing. Composto de marketing. Marketing de serviços.
Bibliografia Básica:
KOTLER, P. Marketing para o Século XXI. Ediouro. 2009.
KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007.
LAS CASAS, A. L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. São Paulo: Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar:
COBRA, M.. Administração e marketing no Brasil. São Paulo: Cobra e Mark, 2008.
LIMA, M. et. al. Gestão de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
Inglês II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro; dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial); usar números em contextos de compras; fazer comparações; fazer agendamentos; lidar com problemas e negociar soluções; pedir e dar permissão; agendar e gerenciar compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Education do Brasil, 2008.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. SP: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
Matemática Financeira
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas. Desenvolver trabalhos integrados com as disciplinas de Sistemas de Informação e Informática, exemplo uso das funçoes de Solver em planilhas.
Ementa: Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.
Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. 2008.
FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. São Paulo: Saraiva, 2009.
HUMMEL, Paulo Roberto Vampre, PILÃO, Nivaldo Elias. Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.
Bibliografia Complementar:
ADEMAR CAMPOS FILHO, Matemática Financeira, 1 ed., São Paulo, Atlas, 2000, 180 p.
DI AUGUSTINI, Carlos Alberto e ZELMANOVITS, Nei. Matemática Aplicada a Gestão de Negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MENDONÇA, Luis G. et. al. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
MISSAGIA, Luiz. e VELTER, Francisco. Aprendendo Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Impetus Elsevier, 2006.
PUCCINI, A. L. Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2003.
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 2007.
NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. (CEBA). Matemática Comercial e Financeira. Ciência Moderna, 2010.
MAYO, REBERT B. Finanças Básicas. Cengage, 2009.
Sistemas de Informação
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões
Ementa: Estudos de conceitos básicos de Sistemas de Informações. Estudo das aplicações dos Sistemas de Informações nas organizações. Potencial estratégico dos Sistemas de Informações para o negócio. Perspectivas do uso dos Sistemas de Informações no suporte a Processos Gerenciais nas organizações. A Tecnologia da Informação como infra-estrutura para os sistemas de informações.
Bibliografia Básica:
LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
TURBAN, Efraim et. al. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Campos, 2007.
STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Gilberto Keller de. Fundamentos dos Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.<p>
MAÑAS, Antonio Vico. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Érica, 2007.
CÔRTEZ, Pedro Luis. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2008.
O´BRIEN, James e MARAKAS, George. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
Atividades Acadêmico Científico Culturais II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.
Ementa: Em continuidade às atividades do semestre anterior os estudantes deverão cumprir 40 (oitenta) horas em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.). Essas atividades podem ser cumpridas ao longo do curso e deverão ser validadas pela Coordenação do mesmo.
Análise das Demonstrações Financeiras
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Capacitar os alunos sobre análise e interpretação das Demonstrações Contábeis com rigor técnico e imprimir um sentido gerencial à análise extraindo informações úteis e relevantes para o processo decisório nas organizações. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Análise das demonstrações financeiras: uso e usuários. Estrutura das demonstrações para análises. Análise vertical / horizontal. Análise por meio de indicadores financeiros. Indicadores Padrão. Métodos de avaliação de empresas. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas.
Bibliografia Básica:
ASSAF, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços – livro texto. São Paulo, Atlas 2004.
ASSAF, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços – livro exercícios. São Paulo, Atlas 2004.
BERK. J; DEMARZO, P; ANDREI, C.B. Finanças Empresariais Essencial. Bookman, 2009.
Bibliografia Complementar:
SILVA, J. de. Análise Financeira das Empresas. São Paulo: Atlas, 2006.
MARION, J.C. Análise das Demonstrações Contábeis: contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 2002.
IUDICÍBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. São Paulo, Atlas, 2005
MATARAZZO. Dante C. Análise Financeira de Balanços: abordagem básica. São Paulo.
ABENSUR, Eder Oliveira. Finanças Corporativas, Scortcci, 2009.
BRUNER, Robert F. Estudos de Casos em Finanças. Mcgraw Hill – Artmed, 2009.
Economia
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender e interpretar a situação atual da economia brasileira e estruturas de mercado. Propiciar ao aluno o entendimento dos modelos de comportamento dos agentes econômicos como consumidores e produtores. Capacitar o aluno a manejar as informações discutidas no mercado para tomada de decisões econômicas. Compreender a interação entre cada empresa e os consumidores, como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, porque são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições econômicas globais.
Ementa: Conceitos da Ciência Econômica; evolução das idéias econômicas, problemas econômicos; Noções da teoria Microeconômica e sua importância; Noções da teoria macroeconomia e sua importância; Noções de desenvolvimento econômico.
Bibliografia Básica:
PARKIN, MICHAEL. Economia. Prentice Hall, 2009.
SILVA, Cesar RL, Luiz Sinclayr. Economia e Mercados: Introdução à Economia. 19ª e. SP: Saraiva, 2010.
VICECONTI, P E V; NEVES, S. Introdução à Economia. Frase, 2009.
Bibliografia Complementar:
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 20ª ed. São Paulo, Atlas, 2007.
VASCONCELLOS, Marco Antônio S. & GARCIA, Manuel E. – Fundamentos de Economia – 2ª Edição, Editora Saraiva, 2005.
MANKIW, G. – Introdução À economia. São Paulo:Thomson, 2004.
Mcguigan, C. Economia de Empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2004.
Dornbush, R. Fisher, S. Macroeconomia. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2006.
SAMUELSON, P.A. e W.D. NORDHAUS. Economia. São Paulo, McGraw-Hill, 1993.
BESANKO, D. ET. Al. Economia. Da Estratégia. Bookman, 2006.
COUTINHO, D M. Entenda a Globalização – Manual de Negócios. Aduaneiras, 2008.
FLYNN, S M. Economia para leigos Atlas Books, 2009.
PINHO, Diva B; VASCONCELOS, Marco Antonio. Manual de Introdução à Economia. Saraiva, 2006.
Espanhol I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se (in)formalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de e-mails breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma.
Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.
Bibliografia Básica:
DIAZ, M. Dicionário Santillana para estudantes: Espanhol Português/ Português Espanhol com CD-ROM. Moderna / Santillana, 2008.
MORENO. C.; FERNÁNDEZ,G E. Gramática contrastiva Del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
ARAGÒN,M C; GILI, Ò C y BARQUERO, B L. Pasaporte Ele. Niveles A1/A2/B1/B2. Colecciones com 4 libros. Edelsa: Madrid, 2008.
Bibliografia Complementar:
DICIONÁRIO ESCOLAR VOX DA LÍNGUA ESPANHOLA. Edição monolíngüe. Barcelona: ANAYA, 2006.
GARCIA; BELTRAN; CABRERO; ROMÁN-MENDOZA Primer Plan 4: âmbito profesional. Edelsa: Madrid, 2003.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Conjugar ES fácil. Madrid, Edelsa,2000.
MANGAS, G G y LOSA,M. C. M. Técnicas de conversación telefônica. Edelsa: Madrid, 2006.
PALOMINO, Maria Ángeles. Tenicas de correo comercial. España: Edelsa, 2006.
PRADA,M;BOVET, M y MARCÉ,P.Entorno Empresarial, Nível B2. Edelsa: Madrid,2008.
Inglês III
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Participar de discussões em contextos sociais e empresariais, descrevendo experiências, propondo soluções e sugestões e dando opiniões; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade em reuniões de trabalho; preparar-se para uma apresentação oral; usar números para descrever dadosgráficos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. 7 th Ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007
Métodos Quantitativos na Gestão Financeira
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Adquirir os conhecimentos básicos sobre os métodos de coleta, organização, síntese, apresentação, análise e interpretação de dados coletados. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Introdução aos métodos quantitativos. Cálculo de probabilidades. Variável aleatória. Distribuição normal. Estatística descritiva. Amostragem. Intervalo de confiança. Testes de hipóteses. Estatística não paramétrica. Programação linear com Excel. Análise de decisão. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas.
Bibliografia Básica:
Maddala, G.S. Introdução à Econometria. LTC Ed., 3ª edição, 2003.
BABIN, B J; HAIR, J.;ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK W.C. Trad: SANT’ANNA, Adonai Schlup. Análise Multivariada de Dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
WOOLDRIDGE, JEFFREY M. Introdução a Econometeia. Thonson Pioneira, 2006.
Bibliografia Complementar:
BRAULE, Ricardo. Estatística Aplicada com Excel: para cursos de administração e economia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Wonnacott, T.H. e Wonnacott, R.J. Estatística Aplicada a Economia e a Administração. LTC, 1981.
MEDEIROS, Valeria Zuma. Métodos Quantitativos com Excel. Cengage, 2008.
Planejamento e Gestão Estratégica
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas.
Bibliografia Básica:
HITT, Michael A. et al. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
KAPLAN, Robert S. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MINTZBERG, Henry. et al. O Processo da Estratégia. São Paulo: Bookman, 2006.
Bibliografia Complementar:
GHEMAWAT, Pankaj. A Estratégia e o cenário de Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LOBATO, David Menezes. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de janeiro: Campus, 2005.
Análise de Projetos de Investimentos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreensão das técnicas econômicas e financeiras para análise e seleção de projetos de investimentos. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual; técnicas de avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais. Fundamentos da engenharia econômica. Projetos integradores.
Bibliografia Básica:
ALLEN, F; BREALEY, M. A. MYERS,S C.. Princípios de Finanças Corporativa. McGraw-hill-Artmed, 2008.
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H.. Análise de Investimentos. 11ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SAMANEZ, C.P.. Gestão de Investimentos e Geração. São Paulo: Pearson, 2007.
Bibliografia Complementar:
ASSAF N,A. Finanças Corporativas e Valor. Atals, 2009.
BLANK, T.. Engenharia Econômica. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2008.
PADOVEZE, C. L.. Introdução a Administração Financeira. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
Auditoria
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender o processo de auditoria dentro do sistema de controladoria empresarial.
Ementa: Auditoria: conceito, evolução, tipos e abrangência da auditoria. Normas básicas. Perfil do auditor. Procedimentos e técnicas usuais em auditoria. Planejamento do trabalho de campo. Controle interno. Pareceres e relatórios em auditoria.
Bibliografia Básica:
Almeida, M.C. Auditoria: um curso moderno e completo. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Attie. W. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
Crepaldi, S. A. Auditoria Contábil: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Bibliografia Complementar:
Sá. A.L.; Curso de auditoria. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Eletrônicos:
Conselho Federal de Contabilidade. Normas Brasileira de Contabilidade. Disponível em: HTTP//www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/índex.htm
Comportamento Organizacional
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender o comportamento humano nas organizações.
Ementa: O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional.
Bibliografia Básica:
FRANÇA, A. C. L.. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.
MACÊDO, I. et. al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
BERGAMINI, C. W. & CODA, R. (org.). Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Atlas, 2008.
NOVO, D. V. et. al. Liderança de Equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
ROBBINS, S.R. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2005.
Direito Empresarial
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Identificar e interpretar os principais conceitos do direito; compreender a terminologia jurídica; auxiliar na interpretação e solução de situações concretas que envolvam conhecimentos das diversas relações obrigacionais.
Ementa: A ciência do Direito; Fundamentos do Direito; normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; Noções de direito do trabalho e previdenciário; Direito Empresarial; a atividade da pessoa do empresário; as sociedades comerciais; as micro-empresas; Lei de falência; Lei das S.A., Código de Defesa do Consumidor.
Bibliografia Básica:
FUHRER, M. C. A.. Resumo de Direito Comercial e Empresarial. Ed. Malheiros, 2007.
GABRIEL, S.. Direito Empresarial. Ed. DPJ, 2006.
PALAIA, N.. Noções Essenciais de Direito. , Saraiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
LACERDA, V. G; FARIA, D. P. Noções Básicas de Direito para Administradores e Gestores, São Paulo: Alínea, 2004.
MAMEDE, G.. Direito empresarial brasileiro. Vol. I, II, III e IV. São Paulo: Atlas, 2009.
REIS, H. M., REIS, C.. Direito para administradores Vol. I, II, e III. Thomson-Pioneira. 2005.
ROQUE, S.J. Curso de direito empresarial. Ícone Editora, 2006.
Espanhol II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.
Bibliografia Básica:
ARAGÓN,M C; GILI, Ó C y BARQUERO,B L. Passaporte Ele. Niveles A1/A2/B1/B2. Colecciónes com 4 libros. Edelsa: Madrid,2008.
MORENO, Concha, FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid, SGEL, 2007.
SEÑAS. Diccionario para La enseñanza de La lengua española para brasileños. Martins Fontes,2002.
Bibliografia Complementar:
COLLIN, P.H. Dicionário de termos de negócios – espanhol. SBS/ Publifolha,2005.
DICIONÁRIO ESCOLAR VOX DA LINGUA ESPANHOLA. Edição monolíngüe. Barcelona: ANAYA,2006.
FANJUL, Adrian Pablo. Gramatica Y Practica de Español para Brasileños. Santillana Brasil, 2008.
GARCIA, G R; BELTRAN, B A; CABRERO, J C G y ROMÁN-MENDOZA, E. Primer Plan 4: âmbito profesional. Edelsa: Madrid,2003.
GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil. Madrid, Edelsa, 2000.
MANGAS, G G y LOSA,M. C. M. Técnicas de conversación telefônica. Edelsa: Madrid, 2006.
PALOMINO, Maria Ángeles. Tenicas de correo comercial. España: Edelsa, 2006.
PRADA,M;BOVET, M y MARCÉ,P.Entorno Empresarial, Nível B2. Edelsa: Madrid,2008.
Fontes de Financiamento
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Capacitar quanto às fontes de recursos para melhor escolha na tomada de decisão. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Capital próprio. Capital de terceiros. Operação de banco de desenvolvimento / agências de fomento; Ações e políticas de dividendos. Project finance. Projeto de investimento. Mecanismos de financiamentos, Métodos de análise. Desenvolvimento de projetos integradores em Gestão financeira.
Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. Atlas, 2009.
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro – Exercícios e Pratica. Inside Books,2009.
GITMAN, L. J.; HASTINGS, A V. – Princípios de Administração Financeira, Addison Wesley Brasil, 2010.
Bibliografia Complementar:
CARMONA, C U M . Finanças Corporativas e Mercados. Atlas, 2009.
FORTUNA, E. – Mercado Financeiro: produtos e serviços, 17ª ed. Rio de Janeiro, Qualitymark Ed., 2008.
Inglês IV
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos mais complexos, em contextos acadêmico-profissionais, tais como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego presenciais e por telefone; construir e sustentar argumentos; descrever projetos e participar de negociações, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to PreIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/InglêsPortuguês com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
Controladoria e Governança Corporativa
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender o papel da controladoria nas organizações e a sua importância para o processo decisório empresarial.
Ementa: Conceitos e características da função controladoria; Métodos de controle e decisão. Modelo de gestão empresarial; Sistema de informação e avaliação econômico-financeiro; Mensuração do resultado empresarial. Avaliação de desempenho e resultado; governança corporativa . Códigos de governança corporativa. Divulgação de informações e governança. Fatores de influência sobre a governança corporativa.
Bibliografia Básica:
ANTHONY, R. N., GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial,12ª Ed. Mcgraw Hill – Artmed, 2008.
ASSAF NETO, A.. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2009.
PADOVEZE, C. L. Controladoria Básica. Cengage, 2003.
Finanças Internacionais
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Ter uma visão da teoria da economia financeira internacional e a respectiva influência nos negócios. Desenvolver projetos integradores dos componentes curriculares do curso.
Ementa: Evolução do sistema monetário internacional. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, swaps e taxa de juros de paridade. Mercado Monetário e de títulos internacionais. Mercado de títulos internacionais. Risco e exposição contábil. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. A dimensão internacional da estrutura de capital. Riscos internacionais e custo de capital. Fluxos internos e multinacionais. Desenvolvimento de projetos integradores com Finanças internacionais.
Bibliografia Básica:
BAUMANN, R.; CANUTO, O.; GONÇALVES, R. Economia Internacional: Teoria e Experiência Brasileira. Editora Campus, 2004.
OBSTFELD, M;KRUGMAN,P. Economia Internacional. Prentice Hall Brasil, 2010.
SOUZA, NILSON ARAUJO DE. Economia Internacional Contemporânea. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
CARBAUGH, Robe J. Economia Internacional, São Paulo: Thomson, 2004.
MARIANO, J; CARMO, E C. Economia Internacional. Saraiva,2008.
VAN DEN BERG, Hendrik Internacional Finance and Open-Economy Macroeconom: Teory, History, and Policy. World Scientific Publications, 2010.
Gestão de Crédito
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Apresentar e discutir os principais conceitos, técnicas e práticas da gestão de crédito, como instrumento na tomada de decisão gerencial.
Ementa: Análise para pessoa física e jurídica; Garantias; Produtos de crédito; Recuperação de crédito; Sistemas de análise de crédito; Mercados para atuar com crédito; Os princípios dos créditos; O crédito e o negócio bancário; Definições de risk rating; Produtos oferecidos pelo mercado financeiro.
Bibliografia Básica:
ALTMAN, E I; CAOUETTE, J B; NARAYANAN,P I . Gestão do Risco de Crédito. Qualitymark, 2008.
LEMES JUNIOR, A. B.; CHEROBIM, A. P. M. S.; RIGO, C. M. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. 3. ed. Campus, 2010.
SILVA, José Pereira da. Gestão e Análise de Risco de Crédito. Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
MORRISON, C; PAULI, J; GABRIEL JR, E. Desenvolvimento, Democracia e Gestão de Crédito. IMED Meridional, 2009.
NIKBAKHT,E; ROPPELLI,A. A Administração Financeira. Série Essencial, Saraiva, 2010.
SANTOS, E O. Administração Financeira da Pequena e Média Empresa, Atlas, 2010.
Inglês V
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007
Mercado de Capitais
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Conhecer sobre o Mercado de Capitais no Brasil, sua estrutura, funcionamento e seu papel no processo de desenvolvimento econômico.
Ementa: Conceitos usuais do mercado de capitais. Mercados financeiros. Legislação do mercado de capitais. Sistema de distribuição. Bolsa de valores. Outras instituições. Investimentos no mercado de capitais. Mercado
Bibliografia Básica:
ARAUJO, C R V; MORAES, J R. Mercado Financeiro Administração de Títulos. Qualitymark, 2010-08-19.
FORTUNA, E.. Mercado Financeiro: Produtos e Serviços, 17ª Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
ROGANTE, SERGIO. Mercado Financeiro Brasileiro, com: Academia-Empresa, V6. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
ASSAF NETO, A.. Mercado Financeiro. São Paulo: Atlas, 2008.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F G. Investimentos no Mercado Financeiro. Inside Books, 2008.
BOOKSTABER, R M. Mercado Financeiro – A Crise Anunciada. Capus, 2008.
BRUM, C. A. H. Aprenda a Investir em AÇÕES e a Operar na Bolsa Via INTERNET. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna Ltda., 2006.
CALADO, Luiz Roberto. Regulação e Autorregulação do Mercado Financeiro. Saint Paul,2009.
CAVALCANTE FO, F., MISUMI, J. Y. e RUDGE, L. F.. Mercado de Capitais – O que é, Como Funciona. Campus, 2005.
SECURATO, Jose Roberto. Mercado Financeiro. Saint Paul,2009.
TOLEDO Fo. J.R.de. Mercado de Capitais Brasileiro – Uma Introdução. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
YAZBEK, Otávio. Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais Jurídico, 2009.
Orçamento Empresarial
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Identificar os conceitos e princípios fundamentais de orçamento empresarial, como planejamento e controle financeiro ou de resultados com as funções de gerenciais.
Ementa: O Sistema Orçamentário Global; Conceitos Fundamentais; Processo de Elaboração do orçamento econômico – financeiro. Fluxo de caixa projetado; Aspectos de acompanhamento, controle e avaliação do projetado X realizado; Planificação dos investimentos. Elaboração do orçamento de capital e avaliação das alternativas. Controle orçamentário.
Bibliografia Básica:
FERNANDES, R. M.; Orçamento empresarial: uma abordagem conceitual e metodológica através de um simulador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
FREZATTI, F. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 5ª Ed. Atlas, 2009.
HOJI, Masakazu, Administração Financeira e Orçamentária. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
PADOVESE, C L; TARANTO, F. Orçamento Empresarial. Prentice Hall Brasil,2008.
SCHMIDT, P; SANTOS, J L ; MARTINS,M A . Fundamentos de Orçamento Empresarial, Resumos de Contabilidade. Atlas, ss2008.
Planejamento Tributário
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Compreender às noções básicas relativas à aplicação e observação da legislação tributária no contexto do planejamento tributário empresarial.
Ementa: Sistema tributário nacional. Administração e fiscalização. Planejamento tributário. Sistema tributário e a empresa. Principais impostos. Formas de tributação.
Bibliografia Básica:
HIGUCHI, H.; HIGUCHI, F.H.. Imposto de renda das empresas. 35ª ed. São Paulo: IR Public, 2010.
ROCHA, Valdir de Oliveira. Grandes questões atuais do direito tributário, Dialética Editores, São Paulo, 2009.
YOUNG, Lucia Helena Briski. Planejamento Tributário, Jurua,2009.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE FILHO, Edmar Oliveira. Imposto de renda das empresas. Atlas, 2010.
BORGES, J C; REIS, M L As. Manual dos impostos indiretos: IPI, ICMS, ISS. RJ: Luemn Juris, 2008.
CAMPOS, D. Direito Processual Tributário. Atlas, 2007.
MACHADO, H. B.de. Princípios jurídicos da tributação na Constituição de 1988, Ed. Dialética, São Paulo, 2004.
MOSQUERA, Roberto Quiroga. Direito Tributário e o Mercado Financeiro e de Capitais. Dialética, 2009.
MOUSSALLEM, T.M.. Fontes do Direito Tributário, São Paulo: Noeses, 20075.
SOUZA, Ricardo Conceição. Regime jurídico das contribuições, Ed. Dialética, São Paulo, 2002.
Projetos de Gestão Financeira I
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Iniciar um projeto de Gestão Financeira.
Ementa: Definir tema e estrutura do projeto, realizar a revisão bibliográfica e o estudo de viavbilidade econômico-financeira..
Bibliografia Básica:
BORDEAUX-REGO, RICARDO. Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos. FGV, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas, 2010.
LAKATOS, E. M., MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica, Editora Atlas, 2006.
SEVERINO, J. S. Metodologia do trabalho científico. Cortez, 2007.
Desenvolvimento de Negócios
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Compreender os conceitos necessários para o desenvolvimento dos negócios das organizações com atitude empreendedora. Desenvolver um plano de negócio completo.
Ementa: Definição de negócio, análise dos ambientes de negócios, Movimentos Competitivos; Potencial empreendedor; Avaliação de riscos e de oportunidade de novos negócios. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento de novos negócios; Instrumentos e instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo. Mecanismos de crédito à novos negócios. Modelos de gestão e cooperação entre novos empreendimentos; Plano de negócios.
Bibliografia Básica:
BRESSANT, J.; TIDO, J.. Inovação e Empreendedorismo. Bookman, 2009.
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
PETERS, M.P.; et al. Empreendedorismo. ArtMed, 2009.
Bibliografia Complementar:
CAVALCANTI, M. et al. Empreendedorismo Estratégico. Cengage, 2008.
DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 2000.
HARVARD BUSSINESS REVIEW. Empreendedorismo e Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Gestão de Projetos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.
Ementa: Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto.
Bibliografia Básica:
GREENE, Jennifer e STELLMA, Andrew. Use A Cabeça PMP. Alta Books, 2008.
Bibliografia Complementar:
DUFFY, M. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
HELDMAN, K Gerencia de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
PHILLIPS, J. PMP – Project Management Professional: Guia de estudos do PMI: Rio de Janeiro: Campus, 2004.
Gestão de Riscos
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Ter uma visão abrangente do significado e dos fundamentos de risco, retorno. Conhecer as ferramentas, utilizar as técnicas de otimização dos riscos, entendendo que não existindo risco zero, o objetivo é a maximização do resultado
Ementa: Fundamentos de risco e retorno. O processo de tomada de decisão – risco, incerteza e etapas do processo decisório. Compreensão e Aplicação das ferramentas estatísticas básicas para Gestão de Riscos. Análise da diversificação do risco de uma carteira com dois ativos. Rentabilidade pré-fixada por cenários. Modelos de Markowitz e Sharpe. Capital Asset Pricing Model – conceito beta de um ativo, condições de equilíbrio de mercado Value at Risk (VaR).
Bibliografia Básica:
CROUHY, M., GALAI, D., MARK, R. Fundamentos da Gestão de Risco. Qualitymark, 2008.
KIMURA, H; SUEN, A S; PEREIRA, L C J. Value At Risk – como entender e Calcular o Risco. Inside books, 2008.
SECURATO, J. R. Decisões Financeiras em Condições de Risco. Saint Paul, 2007.
Bibliografia Complementar:
GALVÃO, A. M., OLIVEIRA, V. I. Finanças Corporativas: Teoria e Prática Empresarial no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PADOVESE, C L; BERTOLUCCI, R G. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria. Cengage, 2008.
Inglês VI
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva, em contextos acadêmico-profissionais; discutir planejamento; lidar com conflitos em negociações; lidar valores e dados numéricos; interagir em contextos de socialização e entretenimento; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia Básica:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 3 th Ed. UK: Cambridge University, 2007.
DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
Bibliografia Complementar:
MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Ed. UK: Oxford University Press, 2007.
Planejamento Financeiro e Gestão de Capital de Giro
Carga Horária: 80 Aulas
Objetivo: Entender sobre a dinâmica do comportamento da tesouraria.
Ementa: Determinação do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro. Ambientes Macroeconômicos, visão sistêmica da gestão Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro x Estratégico. Identificação da Necessidade do Capital de Giro .Formas de Negociação: Clientes x Fornecedores.
Bibliografia Básica:
CAMARGO, C. Planejamento Financeiro, IBPEX, 2009.
HOJI, M; SILVA, H A. Planejamento e controle Financeiro – Fundamentos. Atlas, 2010.
KUSTER E; KUSTER, F C; KUSTER, K S. Administração e Financiamento do Capital de Giro. Jurua, 2010.
Bibliografia Complementar:
ALLEN, F; BREALEY, R A; MAYERS, S C. Princípios de Finanças Corporativas. Macgraw-Hill Artmed, 2008.
ASSAF, N A; SILVA, C A T. Administração do Capital de Giro. São Paulo. Atlas, 2002.
BROM, L G; BALIAN, J E A. Análise de Investimentos e Capital de Giro. Saraiva, 2007.
VIEIRA, M V. Administração Estratégica do Capital de Giro. Atlas, 2008.
Projetos de Gestão Financeira II
Carga Horária: 40 Aulas
Objetivo: Concluir o projeto de Gestão Financeira.
Ementa: O estudante finalizará, sob a orientação de um professor, o projeto iniciado na disciplina Projetos de Gestão Financeira I e deverá apresentá-lo perante uma banca examinadora.
Bibliografia Básica:
MARTINS Junior, J. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. Vozes, 2008.
Estágio Supervisionado
Carga Horária: 240 Aulas
Objetivo: Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade a servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação. Propiciar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.
Ementa: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na vivência de situações reais de desempenho da futura profissão. Atividades práticas, relacionadas com a área profissional, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.